Valência


Valências


Creche

“A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu vínculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades.”

in Manual de Processos-chave Creche

A Creche destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos de idade.

Nesta valência pretende-se que o ambiente educativo dê continuidade aos cuidados prestados pela família, privilegiando o superior interesse da criança.

Jardim-infância

“Princípio Geral: A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.”

in Artigo 2º da Lei n.º5/97, de 10 de Fevereiro – Lei-quadro da Educação Pré-Escolar

O Jardim-de-infância destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade.

Nesta valência pretende-se promover a integração social de forma harmoniosa e equilibrada, fomentando o desenvolvimento integral da criança quer ao longo do seu percurso escolar, quer da vida.

ATL

Ao ATL (Atividades de Tempos Livres) compete garantir o ambiente físico adequado e seguro, proporcionando as condições para o desenvolvimento das atividades, num clima calmo, agradável e acolhedor.

Pretende-se ainda proporcionar uma vasta gama de atividades integradas num projeto onde as crianças possam escolher e participar livremente.

No ATL mantém-se um estreito relacionamento com a família, parceiros educativos e a comunidade, tendo vista a partilha de responsabilidades a vários níveis.

O ATL destina-se a crianças que frequentam o 1º e 2º ciclo

SAD

A valência de Serviço de Apoio Domiciliário presta cuidados individualizados e personalizados no domicilio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, ou outro impedimento, não possam assegurar as suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. Na sua atuação tem como principais objetivos, cooperar com as famílias na vivência dos idosos, oferecer um espaço de vida socialmente organizada e adaptada às suas idades, para que possam viver de acordo com a sua personalidade e a sua relação social e prestar aos idosos os cuidados de que carecem.

Para prossecução dos objetivos das valências sénior, são proporcionados um conjunto diversificado de serviços, nomeadamente, alimentação, tratamento de roupa, higiene pessoal e habitacional, colaboração na prestação de cuidados de saúde sob supervisão de enfermeiras, fisioterapia, informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade, aquisição de géneros alimentícios e medicamentos.

CD

O Centro de Dia, tem como finalidade dar resposta a pessoas idosas e/ou dependentes da freguesia, em situação de risco ou de perda de independência por período temporário ou permanente, contribuindo para que tenham uma vida digna, confortável e saudável, prestando ajuda direta ao idoso e indireta à família e/ou comunidade. A valência destina-se a receber idosos de ambos os sexos, a partir dos 65 anos e, excecionalmente, de outras idades quando a saúde física ou mental o justifiquem.

São objetivos do Centro de Dia, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias, prestar cuidados individualizados e personalizados, ao nível da satisfação das necessidades básicas e apoio psicossocial aos utentes, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem estar, fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.

Para prossecução dos objetivos da valência sénior, são proporcionados um conjunto diversificado de serviços, nomeadamente, alimentação, tratamento de roupa, higiene pessoal e habitacional, colaboração na prestação de cuidados de saúde sob supervisão de enfermeiras, fisioterapia, atividades de animação, informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade, transporte, acompanhamento ao exterior, aquisição de géneros alimentícios e medicamentos.